BELO HORIZONTE — A CEEC Brasil, empresa do grupo China Energy, firmou na terça-feira (4/11) um acordo para a aquisição das usinas fotovoltaicas Coremas I, II e III, em Coremas (PB), por R$ 520 milhões.
Os ativos foram comprados da FIP Coremas, controlada pela Nordic Power Partners, e marcaram a entrada da CEEC no mercado brasileiro de energia.
O parque solar tem capacidade instalada de 93,41 megawatts no pico (MWp) e está em operação, sob um contrato do leilão de energia de reserva.
“Ao ampliar seus negócios no país, a empresa também reafirma seu compromisso de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil e da China, sob o consenso estratégico estabelecido pelos dois países e pelo espírito colaborativo do Brics”, disse o CEO da CEEC Brasil, Rafael Qi, em nota.
Segundo a companhia, a intenção é promover projetos de longo prazo que contribuirão para o desenvolvimento socioeconômico da região de Coremas, com participação de comunidades locais.
Além disso, a CEEC Brasil destacou que a aquisição estabelece as bases para futuros investimentos em soluções energéticas diversificadas, como o desenvolvimento de novos projetos de geração de energia renovável, armazenamento de energia e hidrogênio verde.
