BELO HORIZONTE — A Thopen comprou 45 usinas solares fotovoltaicas da Matrix Energia por R$ 556 milhões, anunciaram as empresas nesta quinta-feira (23/10).
Com a aquisição, a companhia adiciona 120 megawatt-pico (MWp) à sua capacidade instalada, o que pode atender cerca de 96 mil residências.
As usinas ficam nos estados de Paraná, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Alagoas e Mato Grosso do Sul.
Com os novos ativos, a companhia se aproxima da marca de 700 MWp de capacidade instalada.
A meta da empresa é chegar a 1 gigawatt-pico (GWp) e atingir 1 milhão de unidades consumidoras sob gestão até 2026. A aquisição é a quinta da companhia no ano.
“Essa transação reforça nossa ambição de criar uma plataforma energética com presença nacional e capacidade de atender empresas, instituições e consumidores com soluções renováveis, acessíveis e conectadas com o futuro”, disse o CEO da Thopen, Gustavo Ribeiro.
Já a Matrix vê a venda como uma oportunidade de acelerar investimentos estratégicos em outras áreas, como sistemas de armazenagem de energia (BESS), mobilidade elétrica urbana e serviços digitais de gestão energética.
“Nossa ambição combina uma estratégia de eficiência e inovação. Ao escolher uma estrutura leve, tecnológica e orientada à excelência operacional, conseguimos crescer de forma sustentável e ampliar o acesso a soluções energéticas mais competitivas para os nossos clientes”, disse o CEO da Matrix Energia, Rubens Misorelli.
