O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participa nesta quarta-feira (23) de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para debater a crise hídrica que o país enfrenta, provocada pela escassez de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas no país.
O ministro tem defendido que não há possibilidade de racionamento de energia ou blecautes no Brasil em função da crise.
“Não queremos apostar nas chuvas. Estamos cumprindo os protocolos, os modelos existentes, para que tenhamos o que é mais importante: segurança energética para todo o Sistema Interligado Nacional (SIN)”, afirmou recentemente o ministro.
Desde meados de outubro, o país recorre a maior geração termoelétrica e importação adicional de energia da Argentina e do Uruguai. Também é preciso explorar volumes adicionais de reservatórios de hidrelétricas de Furnas, Itaipu e do São Francisco.
Diante da situação hídrica do país e da retomada do consumo, a Aneel reativou o sistema de bandeiras tarifárias, aplicando o nível vermelho patamar 2 – o maior de todos – neste mês. O sistema de bandeiras havia sido suspenso durante a pandemia.
[sc name=”youtube” id=”ofU9H4RaVC4″ ]
[sc name=”newsform” ]