Incêndio em subestação

Aneel abre fiscalização e envia equipe a subestação no Paraná que gerou apagão

Estados no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste tiveram o fornecimento de energia interrompido na madrugada de terça

Servidores de agências reguladoras federais, como Aneel e ANS, já falam em greve por valorização das carreiras. Na imagem: Fachada da sede da AneelFachada da sede da Aneel, em Brasília, DF (Foto: Divulgação)
Sede da Aneel em Brasília, DF (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deslocou equipes para inspecionar in loco a subestação no Paraná que gerou o apagão que afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada de terça-feira (14/10). Além disso, a agência vai instaurar processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou preliminarmente que a causa provável da interrupção seria um incêndio na subestação Bateias (PR).

O apagão afetou estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Segundo a autarquia, a ocorrência teve início às 0h32 e todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas em até 1h30 da interrupção. No Sul, o fornecimento foi restabelecido 2h30 após a ocorrência.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma reunião está marcada para discutir o assunto ainda nesta manhã.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias