R$ 15 milhões

Aneel multa Equatorial Goiás por prática anticoncorrencial no mercado livre

Fiscalização da agência constatou que comercializadora do grupo teve vantagem competitiva indevida

Funcionário da Equatorial Energia em frente a subestação de energia elétrica da empresa (Foto Divulgação)
Funcionário da Equatorial Energia em frente a subestação de energia elétrica da empresa (Foto Divulgação)

BELO HORIZONTE — A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Equatorial Goiás Distribuidora em R$ 15 milhões pelo compartilhamento indevido de informações do cadastro de consumidores da distribuidora com a comercializadora do grupo.

Ações de fiscalização da agência constataram que a situação gerou vantagem competitiva indevida no mercado livre.

A infração é considerada grave e a concessionária ainda pode apresentar defesa. O processo poderá ir para análise da diretoria colegiada para decisão final da matéria.

Em nota, a empresa afirmou que acompanha o andamento do processo, colaborando com todos os órgãos competentes e “com seu compromisso de operar com ética, responsabilidade e respeito à sociedade”.

“A Equatorial Goiás reafirma seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira e das normas regulatórias aplicáveis ao setor elétrico, incluindo as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, disse.

Com a abertura do mercado livre de energia para consumidores atendidos em alta ou média tensão em 2024, um pleito no mercado de comercialização é pela separação entre as marcas das empresas que fazem parte de grupos que também atuam na distribuição.

No início deste ano, a Aneel abriu uma consulta pública na qual um dos pontos era a proibição do uso da mesma marca por distribuidoras e comercializadoras pertencentes ao mesmo grupo econômico. A proposta permite que a separação seja efetivada até o fim de 2027.

Atualizado às 19h15 para incluir o posicionamento da Equatorial

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias