A General Motors anunciou nesta terça (15) que vai fornecer de tecnologias de baterias e células de combustível de hidrogênio para locomotivas elétricas da Wabtec — maior empresa global de equipamentos para o setor ferroviário e responsável pelo transporte de cerca de um quinto da carga ferroviária mundial.
As duas companhias assinaram um memorando de entendimento.
“Nosso compromisso com a eletrificação inclui a construção e venda de veículos com emissão zero e também a comercialização de nossa tecnologia para que outros possam aprimorar seus esforços em direção à descarbonização”, disse o CEO da GM, Mark Reuss.
Em janeiro, a GM também anunciou uma parceria com a fabricante de motores Navistar para desenvolver sistemas de célula de combustível de hidrogênio para caminhões pesados.
“Estamos aproveitando nossas tecnologias net zero para entrar em novos mercados, incluindo ferrovias, caminhões pesados e muito mais”, afirmou o executivo.
As baterias serão produzidas por uma joint venture entre a GM e a LG Energy, e os cubos de energia de célula de combustível de hidrogênio serão fabricados em uma joint venture com a Honda, com quem a GM já desenvolve novas tecnologias de hidrogênio.
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Locomotivas elétricas
As tecnologias vão movimentar locomotivas elétricas da Wabtec. A primeira delas, equipada com 18 mil células de bateria de íon-lítio, foi lançada no mês passado.
Depois de um teste piloto por três meses, a locomotiva permitiu uma redução média de mais de 11% no consumo de combustível fóssil, segundo a companhia ferroviária.
Com isso, mais de 6,2 mil galões de diesel foram economizados evitando a emissão de aproximadamente 69 toneladas de emissões de CO2.
“A indústria ferroviária está à beira de uma transformação sustentável com a introdução de baterias e hidrogênio para alimentar frotas de locomotivas”, afirmou Rafael Santana, CEO da Wabtec.
“Nossa locomotiva FLXdrive, a primeira locomotiva 100% movida a bateria do mundo, provou seu potencial para reduzir as emissões de carbono em até 30% (…) Mas não podemos parar por aí”, concluiu.
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No Brasil, a Vale também está fazendo testes com uma locomotiva 100% elétrica.
Resultado de uma parceria com a Progress Rail, o equipamento está rodando na Estrada de Ferro Vitória-Minas, ferrovia operada pela mineradora.
Há também projetos para eletrificação de caminhões usados em minas. Uma chamada global da BHP, Vale e Rio Tinto quer atrair empreendedores e startups e desenvolver soluções para substituir o diesel por baterias.
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