Descarbonização

Petrobras e Amazon assinam acordo para uso de combustíveis de baixa emissão na logística

Memorando prevê iniciativas para tornar esses combustíveis mais acessíveis para pequenas e médias empresas de logística

Diretor de Logística da Amazon Brasil, Ricardo Pagani; e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser; durante celebração do MOU (Foto: Ricardo Lopes / Agência Petrobras)
Diretor de Logística da Amazon Brasil, Ricardo Pagani; e o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser; durante celebração do MOU (Foto: Ricardo Lopes / Agência Petrobras)

BELO HORIZONTE — A Petrobras e a Amazon Brasil assinaram um memorando de entendimento para colaborar no desenvolvimento e implementação de combustíveis de baixa emissão de carbono em atividades de logística no Brasil. 

O acordo estabelece diretrizes para identificar oportunidades que integrem a experiência da petroleira em energia ao compromisso com a descarbonização da empresa de tecnologia.

O memorando inclui a avaliação da adoção de programas-piloto, para combustíveis de baixa emissão serem integrados à rede de transporte da Amazon, e a implantação de mecanismos para tornar esses combustíveis mais acessíveis e econômicos para pequenas e médias empresas do setor de logística.

A Amazon tem o compromisso de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2040. Segundo o líder de Operações da empresa no Brasil, Ricardo Pagani, o acordo pode auxiliar no alcance das metas climáticas da companhia e também ajudar a descarbonizar a indústria de transportes brasileira.

“Acreditamos que investimentos em matérias-primas de baixo carbono baseadas em resíduos podem permitir que agricultores e cooperativas agrícolas transformem seus resíduos em valiosos recursos energéticos, potencialmente criando empregos no processamento agrícola e na produção de combustíveis”, disse Pagani, em nota.

A companhia tem outras colaborações que visam a descarbonização. Em junho, a Amazon Web Services (AWS) e a empresa de energia alemã RWE anunciaram um acordo estratégico que une transformação digital e transição energética.

A parceria prevê o fornecimento de eletricidade da RWE para os data centers da AWS, que em troca fornecerá serviços de nuvem ao grupo alemão.

A Amazon e a RWE também assinaram sete contratos de compra de energia (PPAs) nos Estados Unidos, com uma capacidade total de 1,1 GW fornecida por instalações eólicas e solares.

Parte dessas usinas da RWE estão em operação, outras em construção.

Já a AWS deverá prover soluções de serviços em nuvem para a RWE avançar em sua jornada de transformação digital, incluindo inteligência artificial e recursos de análise de dados.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias