30% de biodiesel

ANP autoriza Mercedes-Benz a testar B30

Companhia pode realizar testes até outubro de 2028 e volume mensal não pode exceder 30 mil litros

Caminhões elétricos serão mais baratos que os movidos a diesel até 2035, projeta EUA
Foto: Mercedes/Divulgação

BELO HORIZONTE — A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Mercedes-Benz a utilizar, em caráter experimental, diesel com adição de 30% de biodiesel (B30) em três veículos na unidade da empresa em Iracemápolis (SP). 

A agência determinou que o volume mensal não pode ultrapassar 30 mil litros. A autorização é válida até outubro de 2028 e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1°/10).

Segundo a companhia, o combustível será distribuído pela Raízen e o objetivo da utilização é verificar o envelhecimento acelerado dos componentes dos veículos.

Atualmente, a parcela mínima de biodiesel exigida no diesel é de 15% (B15).

A iniciativa da montadora segue um movimento de outras empresas que estão testando percentuais mais elevados do biocombustível cuja principal matéria prima é o óleo de soja.

Recentemente, a Vale também obteve autorização para utilizar, em caráter experimental, B30 a B50 em veículos que operam nas minas de Mariana (MG). A mineradora pode usar até 240 mil litros por mês e tem autorização válida até fevereiro de 2027.

Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoRodovias iniciaram, no último mês, os testes para avaliar o rendimento e a confiabilidade do uso de biodiesel puro (B100) no abastecimento da frota.

Os testes vão durar 12 meses e serão aplicados em 4 caminhões Volkswagen: um Meteor 29.530 (guincho), dois Delivery 11.180 (guincho) e um Constellation 17.190 (pipa).

O objetivo é compreender a eficiência do combustível de origem vegetal aplicado à realidade de operação rodoviária, avaliando desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção dos veículos (como desgaste do motor e substituição de peças) e confiabilidade em situações reais de trabalho.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias