Internacional

Alemanha e Canadá anunciam parceria em minerais críticos e energia, após encontro Merz-Carney

Objetivo é reforçar a cooperação em minerais essenciais, ampliar P&D e cofinanciar projetos para diversificação industrial

Vista de satélite da usina de lítio da Ganfeng Lithium nas salinas de Cauchari-Olaroz, em Jujuy, na Argentina (Foto Airbus/Maxar Technologies via Google Earth)
Vista de satélite da usina de lítio da Ganfeng Lithium nas salinas de Cauchari-Olaroz, em Jujuy, na Argentina (Foto Airbus/Maxar Technologies via Google Earth)

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, recebeu o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, em Berlim, nesta terça-feira (26/8), de acordo com um comunicado (em inglês) publicado pelo governo canadense, e os dois países anunciaram uma parceria em minerais críticos e energia.

Segundo a nota, a declaração conjunta (em inglês) tem como objetivo aprofundar a cooperação para proteger cadeias de fornecimento de minerais essenciais, aumentar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento e cofinanciar novos projetos de minerais essenciais que contribuam para uma variedade de indústrias.

“Com vastos recursos energéticos e naturais, o Canadá tem tudo o que o mundo precisa para atender às demandas do futuro”, menciona o texto.

Além das questões de minerais críticos e energia, o documento acrescenta que os líderes discutiram a importância de diversificar as relações comerciais, bem como “questões globais urgentes”, com destaque para o trabalho para paz e segurança de longo prazo à Ucrânia e à Europa.

“Eles acolheram com satisfação a estreita coordenação com os Estados Unidos sobre essas questões”, ressalta o documento.

Carney também destacou o potencial para uma colaboração bilateral mais aprofundada entre os países em gás natural liquefeito (GNL) e hidrogênio, ao mesmo tempo em que avançará na cooperação no âmbito da Aliança Canadá-Alemanha para o Hidrogênio, a fim de desenvolver um corredor comercial transatlântico do energético que apoie a transição para energia limpa e fortaleça a segurança energética.

Carney e Merz concordaram em manter contato próximo.

Por Isabella Pugliese Vellani

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias