Cenário de guerra

Trump assina ordem executiva que prevê tarifa adicional de 25% à Índia por negócios com Rússia

Sobretaxa entra em vigor em 21 dias; anúncio ocorre no mesmo dia em que Índia e Rússia reforçam parceria em alumínio e fertilizantes

Donald Trump durante reunião bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Salão Oval da Casa Branca, em 13 de fevereiro de 2025 (Foto Oficial Casa Branca)
Donald Trump durante reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Salão Oval, em 13 de fevereiro de 2025 (Foto Oficial Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva que impõe tarifa adicional de 25% sobre a Índia, informou a Casa Branca no X nesta quarta-feira (6/8). A nova ofensiva é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelos indianos, de acordo com o decreto.

A sobretaxa entra em vigor 21 dias após a data da ordem e incide sobre mercadorias que entram para consumo ou são retiradas de armazéns dos EUA após esse período.

Pelo documento, o presidente diz ter recebido novas informações a respeito das ações da Rússia na guerra da Ucrânia, que representa “extraordinária ameaça” à segurança nacional norte-americana.

Para lidar com isso, o republicano descreve ser necessário “impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia, que está importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa”.

Na semana passada, a Casa Branca havia informado que a Índia ficaria sujeita a uma tarifa recíproca também de 25%.

Índia e Rússia assinam cooperação em alumínio e fertilizantes

A Índia e a Rússia reafirmam sua parceria estratégica e assinaram um protocolo para aprofundar cooperação em alumínio, fertilizantes, ferrovias e tecnologia de mineração, após a 11ª sessão do grupo de trabalho Índia-Rússia sobre Modernização e Cooperação Industrial, realizada na manhã desta quarta (6/8).

A informação foi divulgada em comunicado oficial do Ministério do Comércio e Indústria indiano.

Segundo o texto, a reunião revisou o progresso feito desde a 10ª sessão e forneceu uma plataforma para “fortalecer a cooperação em setores-chave”. É mencionado que as discussões entre as duas partes incluíram atualizações dos subgrupos sobre modernização, mineração, fertilizantes e transporte ferroviário, bem como áreas emergentes de colaboração.

Ambas as partes também exploraram oportunidades na extração de terras raras e minerais críticos, gaseificação subterrânea de carvão e criação de infraestrutura industrial moderna“, acrescentou a nota, que menciona o “compromisso compartilhado de aprofundar a cooperação industrial e econômica”.

O fortalecimento da parceria entre Índia e Rússia acontece enquanto o presidente americano, Donald Trump, demonstra descontentamento com os países. Sobre os indianos, o republicano disse que não são bons parceiros comerciais.

Já em relação à Moscou, Trump insiste que o país alcance um cessar-fogo até sexta-feira (8/8) ou será alvo de sanções secundárias.

Por Isabella Pugliese Vellani e André Marinho

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias