CAMPINAS — A Eletrobras vendeu 992 toneladas de créditos de carbono para a compensação de gases de efeito estufa emitidos pela Brasilseg Companhia de Seguros. O Banco do Brasil intermediou a operação.
Os créditos são provenientes pela usina hidrelétrica de Teles Pires, localizada na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso. A hidrelétrica tem potência instalada de 1.820 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 13,5 milhões de habitantes.
A seguradora compensou quase duas mil toneladas de CO₂ equivalente, relativas às operações de 2024.
Segundo o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, o contrato representa a expansão dos canais de venda da companhia para todo o país, de forma capilarizada.
“A parceria com o Banco do Brasil reforça nossa estratégia de atuação com centralidade no cliente final, ampliando o portfólio de produtos e soluções sustentáveis, muito além da simples oferta de contratos de energia”, afirmou em nota.
O banco e a empresa de energia têm também uma parceria de ESG que envolve a comercialização no mercado livre de energia para os clientes do Banco do Brasil.
“Com esta iniciativa, estamos não apenas expandindo nossos canais de venda, ampliando nosso escopo de negócios com mais esta modalidade de intermediação financeira, mas também reiteramos nosso compromisso com a redução de emissões e a promoção de práticas empresariais responsáveis”, disse, em nota, o vice-presidente de Negócios de Atacado do banco, Francisco Lassalvia.