Guerra na Ucrânia

Reino Unido impõe novas sanções contra petróleo da Rússia para enfraquecer esforço de guerra

Sanções atingem 135 petroleiros usados pela Rússia para exportar petróleo de forma clandestina

Cavalos-de-pau (bombas pumpjacks) para produção de petróleo onshore na Rússia e, ao fundo, céu alaranjado (Foto Yegor Aleyev/TASS)
Cavalos-de-pau (bombas pumpjacks) para produção de petróleo onshore na Rússia e, ao fundo, céu alaranjado (Foto Yegor Aleyev/TASS)

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira (21/7) a imposição de 137 novas sanções contra setores estratégicos da energia e do petróleo da Rússia, em mais um esforço para minar o financiamento da guerra na Ucrânia.

Em comunicado, o Reino Unido afirmou que as medidas visam “restringir o acesso de Vladimir Putin a receitas cruciais com petróleo”.

Segundo o governo britânico, as sanções atingem 135 petroleiros usados pela Rússia para exportar petróleo de forma clandestina, movimentando cerca de US$ 24 bilhões desde o início de 2024.

Além disso, foram alvo a empresa Intershipping Services LLC, responsável por registrar embarcações sob bandeira do Gabão, e a Litasco Middle East DMCC, ligada à petrolífera russa Lukoil. Juntas, elas teriam facilitado o transporte de até US$ 10 bilhões em petróleo por ano para o regime de Moscou.

“A cada ataque que lançamos contra a indústria petrolífera russa, damos mais um passo em direção a uma paz duradoura na Ucrânia e à segurança no Reino Unido e além”, diz o comunicado.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, afirmou que as sanções anunciadas hoje “vão drenar o caixa de guerra da Rússia”.

Segundo ele, enquanto o presidente russo “continua a adiar negociações sérias de paz, o Reino Unido seguirá usando toda a força do regime de sanções para aumentar a pressão econômica a cada passo”.

O comunicado também destaca que as sanções ocidentais já levaram a uma queda contínua nas receitas de petróleo e gás da Rússia desde 2022, com uma perda de mais de um terço do valor em três anos.

“O fundo de riqueza foi esvaziado, a inflação está em alta e os gastos do governo com defesa e segurança dispararam”, diz o texto.

As novas medidas foram anunciadas em paralelo à decisão da semana passada do Reino Unido e da União Europeia (UE) de reduzir o teto de preço do petróleo bruto russo.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias