Etanol para navios

CBO fecha contrato para conversão de motor marítimo para usar etanol

Motor convertido para usar etanol deve entrar em operação em 2027, após as etapas de instalação, comissionamento e testes

Navio da CBO vai usar etanol (Foto: Divulgação CBO)
CBO anuncia Projeto Etanol para conversão de motor marítimo (Foto: Divulgação CBO)

A Companhia Brasileira de Offshore (CBO) anunciou esta semana a formalização do contrato do Projeto Etanol, para início da conversão de um motor marítimo de grande porte para operar com sistema dual-fuel diesel/etanol.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CBO, a Sotreq (distribuidora oficial Caterpillar no Brasil), a Caterpillar/MaK (fabricante global de motores marítimos) e a HAV Design (projetista).

A previsão é que o motor convertido entre em operação em 2027, após as etapas de instalação, comissionamento e testes em campo.

Apenas um dos motores de uma embarcação da frota da CBO será convertido, enquanto os demais permanecerão em sua configuração original.

Segundo a companhia, isso permitirá a validação da operação em ambiente real, sem comprometer a disponibilidade do navio.

Etanol para reduzir emissões

Com a tecnologia, o grupo espera uma redução líquida nas emissões de CO₂ entre 15% e 20% por motor convertido, considerando a operação com 35% a 40% de etanol na mistura. 

A CBO observa, em nota, que essa redução é viabilizada porque o etanol brasileiro possui uma das menores pegadas de carbono do mundo, com potencial de até 90% de redução nas emissões em seu próprio ciclo de vida — especialmente o biocombustível de segunda geração derivado de cana-de-açúcar.

“É a primeira conversão no mundo de um motor MaK M 32 C para operação com mistura fixa de diesel e até 40% de etanol, um marco tecnológico global na busca pela descarbonização do setor marítimo”, comenta André Trintini, coordenador de Inovação na CBO.

Ele pontua que esta parceria vai viabilizar a primeira aplicação global de etanol como combustível renovável em um motor marítimo de grande porte em operação comercial.

“Até então, nenhuma iniciativa havia adaptado motores marítimos para operarem com esse tipo de sistema dual-fuel. O Projeto Etanol promove uma solução prática e imediata para descarbonização da frota existente”, completa.

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