Mercado de carbono

Presidente do BB defende criação de certificadora nacional de créditos de carbono

Banco do Brasil testa intermediação de crédito de carbono e presidente da instituição defende criação de bolsa para negociações no país

Presidente do BB, Tarciana Medeiros, participa da abertura da exposição 'Encruzilhadas da arte afro-brasileira', no CCBB-SP, em 14 de dezembro de 2023 (Foto Rovena Rosa/Agência Brasil).jpg
Presidente do BB, Tarciana Medeiros, participa da abertura de exposição no CCBB/SP, em 14 de dezembro de 2023 (Foto Rovena Rosa/Agência Brasil)

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, disse há pouco, em evento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que a instituição fez os primeiros testes com intermediação financeira com créditos de carbono.

A executiva defendeu a instalação de uma certificadora nacional de créditos de carbono e de uma bolsa para negociar esses ativos.

“Fizemos as primeiras operações de intermediação de contratos de crédito de carbono. Então, tenho empresas ou clientes ou produtores que têm o crédito de carbono disponível para comercialização, e a gente tem as empresas que têm como objetivo o net zero na sua produção.”

A executiva disse que a intenção do banco é criar uma mesa robusta no país para a intermediação dessas operações e que almeja uma certificadora nacional de créditos de carbono.

“A nossa intenção é criar uma mesa robusta no país para a intermediação dessas operações”, contou. “Então a gente almeja no futuro muito próximo que nós tenhamos uma certificadora nacional de crédito de carbono.”

Medeiros defendeu também uma bolsa para negociação de créditos de carbono no país.

“É fundamental e muito importante uma bolsa de negociação do crédito de carbono que tenha condição de receber todos os projetos que produzem crédito de carbono. E, de um outro lado, que a gente tem a condição de viabilizar o net zero de todas as empresas que tem que queiram.”

Por Juliana Garçon e Gabriela Cunha

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias