Até o fim de 2022, a EDP planeja triplicar os pontos de carregamento elétricos no Brasil. Segundo a companhia, projetos em mobilidade elétrica apresentados à Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – representam investimentos acima de R$ 50 milhões.
O principal deles, que tem a fabricante de veículos de luxo Porsche como parceira, prevê a instalação de 30 postos de carregamento ultrarrápido que vão cobrir todo o estado de São Paulo até o ano que vem.
Eles vão conectar os principais corredores elétricos do país, interligando a capital paulista ao interior e a capitais de outros estados, como Rio de Janeiro, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.
[sc name=”adrotate” ]
“Trata-se do primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kW e 350kW), com um investimento de R$ 32,9 milhões”, diz a EDP.
O primeiro posto ultrarrápido foi inaugurado em outubro de 2020 em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, e outros novos eletropostos serão anunciados em 2021.
A parceria com a montadora alemã inclui o credenciamento de consumidores com veículos da Porsche no Brasil para utilizar a rede existente de pontos de carregamentos públicos da EDP.
Recentemente, a EDP Brasil criou uma vice-presidência executiva de ESG – sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa – e anunciou que deve dedicar uma parcela maior de investimentos à geração solar.
A empresa está de olho em aquisições nos setores de transmissão e de geração solar.
[sc name=”newsletter” ]