Bill Gates, fundador da Microsoft que se tornou filantropo, defendeu na abertura da CeraWeek 2021, que as soluções fáceis para resolver a emergência climática já foram adotadas e que o novo passo demanda consciência pública. Gates participou do painel de abertura do evento com o vice-presidente do Conselho de Administração da IHS Markit, Daniel Yergen.
Gates acredita que soluções transformadoras devem ser implementadas em grande escala e prontamente. Mas mostrou otimismo. “Apenas nos últimos anos, com a adoção de metas líquidas zero para 2050 e envolvimento de ativistas, podemos fazer com que os governos executem um plano”, comentou.
Levou para a discussão o conceito de Prêmio Verde, apresentado no seu livro Como evitar um desastre climático, lançado no último mês. O prêmio verde é o custo extra que um consumidor paga para comprar um combustível ou tecnologia que emita menos gases de efeito estufa. É especialmente significativo em setores como o combustível de aviação sustentável e cimento.
Lembrou que, embora os EUA sejam o maior mercado mundial de combustível de aviação, o preço do QAV fóssil ainda é três vezes mais barato que um biocombustível para aviação com baixo teor de carbono.
Nesta segunda, a American Airlines e a Deloitte anunciaram acordo para promover o uso do combustível sustentável de aviação (sustainable aviation fuel – SAF), com o objetivo de diminuir as emissões do setor aéreo. O acordo reduz as emissões do ciclo de vida da aviação em 3.050 toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2), o que equivale a aproximadamente 10.000 passageiros voando de Nova York a Los Angeles.
“O prêmio verde é a métrica que diz que você está a caminho do sucesso em 2050”, disse Gates.
[sc name=”adrotate” ]
O prêmio verde é, por exemplo, um diferencial para que a indústria do hidrogênio verde consiga se estabelecer, defende Gates. O bilionário investe atualmente fortemente na empresa TerraPower, que está desenvolvendo um reator de energia nuclear que, segundo ele, forneceria energia livre de carbono, sem as preocupações de segurança que surgem com usinas tradicionais.
Gates também aposta que, mesmo com a demanda por combustíveis derivados do petróleo em baixa no longo prazo, as necessidades criadas pela demanda por captura e remoção de carbono abrem espaço para a indústria de óleo e gás na transição para a economia de baixo carbono, entre outras competências. “Eles também podem nos ajudar com biocombustíveis, com combustíveis elétricos?”, comentou.
.@BillGates @GatesFoundation shares his thoughts on the magnitude of the climate challenge and the difficulty to achieve net zero carbon emissions by 2050 with to @DanielYergin @IHSMarkit at #CERAWeek pic.twitter.com/4WjYd2qj99
— CERAWeek (@CERAWeek) March 1, 2021
A CERAWeek 2021, organizada pela IHS Markit, está focada na redução das emissões e em como conseguir atingir emissões zero em 2050. A abertura do tradicional evento de óleo e gás com Bill Gates é um forte indicativo.