"Perdemos tempo”

Elmano de Freitas critica Ibama e defende exploração de petróleo na Margem Equatorial

Para o governador, Brasil "perdeu tempo" com demora nos estudos e defende uso dos recursos para financiar transição energética

Governador do Ceará, Elmano de Freitas, participa de café da manhã dos governadores com o presidente da Câmara, em 22 de junho de 2023 (Foto Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participa de café da manhã dos governadores na Câmara (Foto Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), criticou o Ibama pelo que chamou de atraso na liberação para estudos com o objetivo de explorar petróleo na Margem Equatorial.

“Sou da opinião de que deveríamos estar explorando (o petróleo na Margem Equatorial) há muito tempo. Eu tenho mais de 15 km de distância para o que se chama de foz. É uma riqueza que temos de utilizar enquanto podemos utilizar. Temos uma situação no mundo de mudança de matriz energética e vai rapidamente se acelerar”, disse o governador.

“Precisamos explorar e utilizar essa riqueza para o desenvolvimento do país. Grande parte da riqueza pode inclusive financiar a mudança da matriz energética que o país precisa. O que o Ibama concluiu agora podia ter concluído anos atrás. Na minha opinião, perdemos tempo”, completou.

Elmano concedeu entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, que foi divulgada na noite deste domingo (25/5).

Por Gabriel Hirabahasi

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias