Energia nuclear

Trump liga energia nuclear à corrida da IA e lança plano para retomar liderança dos EUA

Presidente dos EUA assina pacote de ordens executivas para impulsionar setor, citando demanda de IA e segurança energética

Donald Trump (centro) durante cerimônia de posse de novo assessor sênior e enviado especial da Casa Branca, em Washington, em 6 de maio de 2025 (Foto Oficial Casa Branca
Donald Trump (centro) durante cerimônia de posse de novo assessor sênior e enviado especial da Casa Branca, em Washington, em 6 de maio de 2025 (Foto Oficial Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (23/5) um pacote de ordens executivas para retomar a liderança americana no setor de energia nuclear. Durante o evento na Casa Branca, ele declarou que este é um marco “fundamental” para o futuro do país. “É a fase 1. Fase muito importante.”

O presidente também destacou que a crescente demanda energética provocada por tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (IA), exige novas fontes confiáveis de energia.

“IA demanda muita energia, por isso precisamos de tanta”, justificou. Trump defendeu a energia nuclear como essencial para os planos estratégicos de seu governo, e reforçou, a todo momento, que a “energia nuclear é segura e boa para o meio ambiente”. “Avançaremos com usinas nucleares bem rapidamente e de maneira muito segura.”

Segundo o presidente, os EUA devem se tornar uma referência mundial no setor. “Seremos uma grande potência na indústria nuclear”, prometeu. “A tecnologia nuclear avançou muito em termos de segurança e custo”, afirmou.

Trump ainda mencionou que o plano prevê a construção de empreendimentos de grande porte. “Estamos falando de grandes usinas nucleares em nosso país”, disse, acrescentando que está “muito satisfeito com tudo isso.”

O republicano ressaltou que novas informações sobre os quatro decretos assinados por ele serão divulgadas pela Casa Branca posteriormente.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias