Consumo de combustíveis cai a níveis de 2012

Frentista abastece veículo em posto de combustíveis (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.

COMECE SEU DIA

APRESENTADA POR

Quem faz
Editada por Gustavo Gaudarde
[email protected]

em jogo

O consumo de combustíveis no Brasil caiu 6% em 2020, ante o ano anterior. Segundo dados da ANP, as vendas totalizaram 131,7 bilhões de litros no ano passado, o menor patamar anual desde 2012. O comportamento do mercado brasileiro no início de 2021, contudo, dá alguns sinais de recuperação.

– Apesar da retração, o diesel terminou 2020 relativamente estável, com alta de 0,3% no ano. O consumo de diesel totalizou 57,4 bilhões de litros, impactado positivamente, em parte, pelas safras recordes de grãos.

– No segundo semestre, o crescimento do volume de diesel comercializado no país foi de 2,95%. Em dezembro, o avanço foi de 9,2%, na comparação com igual mês de 2019.

– Por outro lado, as medidas de isolamento social causaram impacto negativo nas vendas de gasolina e de etanol hidratado. A comercialização de gasolina recuou 6,1%, para 35,8 bilhões de litros. Já o consumo do biocombustível caiu 14,6%, para 19,25 bilhões de litros

– Assim, o mercado do Ciclo Otto fechou 2020 com uma queda de 8,6%, em 49,3 bilhões de litros de gasolina equivalente. Os dados, porém, vêm melhorando. No quarto trimestre, a retração desse mercado foi de 1,7%, na comparação com igual período de 2019. Já em dezembro, as vendas no Ciclo Otto fecharam com alta de 0,25%. Valor

Defasagem. Mesmo com a forte valorização do real nos últimos dias, a Ativa Investimentos vê espaço para um aumento de 12% da gasolina pela Petrobras até o final de fevereiro por conta da elevação dos preços no Golfo e do valor do 1º vencimento do combustível negociado na NYMEX.

— Segundo Guilherme Sousa, economista da corretora, a variação foi observada do fechamento de janeiro para cá, quando a variação da gasolina do Golfo foi de 3,9% e do primeiro vencimento da gasolina, de 4,7%, ante queda de 2,1% no dólar frente ao real.

— A corretora estima que esse possível reajuste nas refinarias, feito de forma parcelada, afetaria as bombas apenas na segunda quinzena de fevereiro, com grande parte do impacto no IPCA de março. Investing.com

Petróleo sobe novamente. Os contratos futuros do petróleo voltaram a fechar um pregão em alta nessa quarta (3/2), nos maiores níveis em mais de um ano, encontrando apoio nas expectativas de estímulos fiscais nos EUA e em um declínio semanal modesto nos estoques de petróleo do país.

— Os contratos do Brent para abril subiram 1,74%, fechando a sessão a US$ 58,46 o barril. Já o WTI para março encerrou a sessão em alta de 1,69%, a US$ 55,69 o barril.

— A Opep+ realizou uma reunião mensal nessa quarta, mas não anunciou alterações em suas políticas de produção. Em um comunicado, o comitê reconheceu o “ajuste voluntário adicional de oferta” da Arábia Saudita que entrou em vigor em 1º de fevereiro e durará até março.

— Em janeiro, os sauditas se comprometeram a cortar unilateralmente sua própria produção em 1 milhão de barris por dia para compensar a maior produção da Rússia e do Cazaquistão. Valor, com Dow Jones Newswires

PUBLICIDADE

GAV fora dos parâmetros A BR Distribuidora suspendeu preventivamente nessa quarta (3/2) a comercialização de gasolina de aviação (GAV) para os clientes diretos e revendedores após ter detectado um parâmetro do combustível fora dos limites de especificação.

— Segundo comunicado ao mercado, a empresa está iniciando as ações para recolhimento do produto comercializado, devolução do lote armazenado e recebimento de novos lotes.

— A companhia diz ter recomendado aos clientes e revendedores que adotem as mesmas providências, de modo a restabelecer o abastecimento no menor tempo possível. Investing.com

— A ANP comunicou que “está buscando, junto à BR Distribuidora, mais informações para entender a natureza e a extensão do ocorrido, para eventuais providências”.

Wilson Ferreira Juniors foi confirmado na BR Distribuidora. Conselho da companhia elegeu o futuro ex-presidente da Eletrobras para o cargo de presidente, com posse até 19 de março de 2021 e prazo de gestão de dois anos.

Ataque cibernético. Eletronuclear foi alvo um ransonware, ataque em que criminosos bloqueiam o acesso de usuários aos seus próprios sistemas e, normalmente, tentam extorquir dinheiro para restabelecer o acesso.

— A informação é da própria Eletrobras. A rede afetada não têm comunicação com o sistema de operação das usinas nucleares de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e portanto não há ameaça à integridade das operações, diz a estatal. Folha

— De meados de 2020 para cá, invasões de sistemas ou ataques cibernéticos de diferentes naturezas foram registrados na Copel, Energisa e Light. Folha

Pautas de energia: prioritárias para quem? O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entregou nessa quarta (3/2) uma lista de pautas prioritárias para o setor de energia aos novos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), junto com um total de 35 propostas que já tramitam no Congresso Nacional.

— As pautas que o governo vai trabalhar no Congresso em 2021 incluem Lei do Gás, privatização da Eletrobras, fim do polígono do pré-sal e modernização do setor elétrico. Entretanto, nenhum dos projetos setoriais vem sendo citados pelos novos líderes como prioridades. epbr

— Na carta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos novos presidentes da Câmara e do Senado, o governo lista como “tópico de interesse” uma medida provisória para acelerar a privatização da Eletrobras. epbr

MP 998 na pauta. O Senado Federal pode aprovar nesta quinta (4) a MP 998, marcando a retomada dos trabalhos legislativos. A medida é do Ministério de Minas e Energia e antecipa diversos pontos da chamada modernização do setor elétrico.

— Na prática, reduz tarifas de energia, avança na discussão sobre a contratação da energia de Angra 3 e da retirada de subsídios para as energias de fontes renováveis, que passarão a contar com outros mecanismos de valorização. epbr

— Medida passou na Câmara com emendas que desagradam o governo federal. Mas uma tentativa de alteração do texto, novamente, no Senado Federal é arriscada: a MP 998 caduca na semana que vem, dia 9 de fevereiro. Governo confia na sua aprovação. epbr

Mero e Sépia As plataformas dos campos de Mero e Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos, devem entrar em operação no segundo semestre, confirmou o diretor executivo de E&P da Petrobras, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, em coletiva sobre os resultados de produção e vendas de 2020. Valor

Margem equatorial Insistir em explorar as bacias da Margem Equatorial, como a Foz do Amazonas, é uma ameaça a um sistema único no mundo e em expansão, disse o porta-voz de Clima e Energia do Greenpeace Brasil, Thiago Almeida. Para a organização, o governo brasileiro caminha na contramão do mundo ao insistir na exploração de petróleo na região.

— “Resta saber quais empresas estão dispostas a se aproveitar do desmonte da estrutura de proteção ambiental no Brasil para explorar petróleo em uma área tão sensível ambiental e socialmente”, questiona Almeida.

– O porta-voz do Greenpeace criticou o estudo que aponta a existência de 20 bilhões a 30 bilhões de barris de óleo na Bacia do Pará-Maranhão, em recursos prospectivos recuperáveis.

— O trabalho foi realizado pelo ex-diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em conjunto com o geólogo e consultor Pedro Zalán (ZAG, ex-Petrobras) e Ronaldo Gomes Carmona, professor de geopolítica da Escola Superior de Guerra. epbr

17ª Rodada A ANP realizou nessa quarta (3/2), por videoconferência, a audiência pública sobre o pré-edital e a minuta do contrato de concessão da 17ª Rodada, prevista para 7 de outubro. Durante o período de consulta pública, a ANP recebeu 82 contribuições relativas ao pré-edital e 253 sobre a minuta do contrato de concessão.

— A 17ª Rodada ofertará 92 blocos com risco exploratório, com área total de 53,93 mil km². Os blocos estão localizados em 11 setores de elevado potencial e de nova fronteira de quatro bacias sedimentares marítimas brasileiras: Campos, Pelotas, Potiguar e Santos.

Renova vende projeto eólico A Renova Energia recebeu manifestações de interesse da Rio Energy, Copel, Ômega e 2W Energia para participação no leilão dos direitos e ativos do projeto eólico Alto Sertão III – Fase B, informou a companhia na terça (2/2).

– A empresa, que está em recuperação judicial, destacou em comunicado que as manifestações de interesse pelo ativo somam-se à proposta da Prisma Capital, apresentada na modalidade de primeiro proponente.

– O Conselho de Administração da Renova havia comunicado em outubro do ano passado a aceitação de uma proposta da Prisma para aquisição de direitos vinculados ao complexo eólico, o que deu à gestora o direito de preferência no negócio. Money Times, com Reuters

Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades

[sc name=”newsletter” ]