Internacional

Braskem inaugura Terminal Químico Puerto México

Com capacidade para 80 mil barris diários de etano e investimento de US$ 450 milhões, vai abastecer produção de 1,5 milhão de toneladas de polietileno

Vista aérea de complexo petroquímico da Braskem localizado em Maceió, Alagoas (Foto Bitenka e Leonardo Reis/Divulgação)
Vista aérea de complexo petroquímico da Braskem localizado em Maceió, Alagoas (Foto Bitenka e Leonardo Reis/Divulgação)

A Braskem inaugura nesta quarta-feira (7/5) no México, o Terminal Químico Puerto México (TQPM), uma empresa controlada pela Braskem Idesa em parceria com a Advario. O terminal, localizado em Coatzacoalcos, Veracruz, recebeu US$ 450 milhões em investimentos.

O terminal tem capacidade de importar 80 mil barris diários de etano e proporcionará à Braskem Idesa as condições necessárias para a importação de toda a sua necessidade de matéria-prima, o que deve levar à produção de 1,5 milhão de toneladas de polietileno na operação mexicana, sendo 750 mil toneladas anuais de polietileno de alta densidade (PEAD) e 300 mil toneladas anuais de polietileno de baixa densidade (PEBD).

O terminal também consegue armazenar 100 mil m3 de gás etano.

“O TQPM fornecerá matérias-primas e produtos petroquímicos intermediários adicionais para outras indústrias mexicanas que atualmente operam em baixas taxas. Isso impulsionará muito o mercado”, destaca Roberto Ramos, CEO da Braskem, em nota.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias