LYON (FR) — O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), cumpre agenda na China a partir desta sexta-feira (18/4) até a próxima quinta-feira (24/4). Silveira fará visitas a empresas chinesas como Huawei, BYD, a estatal State Grid, além de reuniões com representantes do setor de geração nuclear e siderurgia.
A viagem faz parte da preparação para uma agenda do presidente Lula, que vem sendo desenhada para os próximos meses, e que também envolverá outras áreas do governo.
Nas visitas às empresas chinesas, Silveira deve anunciar investimentos do governo em parceria com algumas delas, além de convidar a Huawei para participar do leilão de baterias, cuja portaria será publicada até o final de maio. O certame será o primeiro no país para contratação de baterias e deve ocorrer ainda neste ano.
O objetivo do leilão é integrar as baterias aos projetos de geração centralizada, como alternativa de armazenamento da energia produzida por fontes renováveis intermitentes, principalmente eólica e solar, que dependem do clima.