JUIZ DE FORA — A Transpetro contratou nove navios de posicionamento dinâmico da classe Suezmax DP2. Os navios vão dobrar a capacidade de alívio de plataformas da companhia de 700 mil para 1,35 milhão de toneladas de porte bruto (TPB).
As embarcações, com 150 mil TPB cada, serão construídas no estaleiro Samsung, na Coreia do Sul, com entregas previstas para 2027 e 2028. O contrato de US$ 2 bilhões terá duração de 15 anos.
Segundo a Transpetro, a expansão visa atender ao crescimento da produção de petróleo da Petrobras.
Os novos navios incluem tecnologias como motores de baixa emissão de enxofre, preparação para combustíveis alternativos (metanol e etanol) e conexão com energia em terra (shore-power).
De acordo com a empresa, as inovações devem reduzir em até 30% as emissões de gases, alinhando-se às normas da Organização Marítima Internacional (IMO).
“A Transpetro investe em tecnologia de ponta para ampliar a produção de petróleo de forma sustentável”, afirmou Jones Soares, diretor de Transporte Marítimo da empresa.
Recentemente, a subsidiária da Petrobras também avançou no Programa de Renovação e Ampliação da Frota, lançado em julho de 2024.
Em fevereiro de 2025, a Transpetro assinou contrato para a aquisição de quatro navios da classe Handy, construídos em estaleiros brasileiros, e lançou licitação para oito gaseiros. A meta, segundo a companhia, é aumentar em 25% a capacidade logística de cabotagem até 2030.