Concorrência

Descontos aumentam competitividade da Petrobras frente ao gás argentino, diz Rystad

Consultoria destaca que o desconto oferecido pela estatal se tornou uma ferramenta para competir melhor com o gás importado

Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, em entrevista ao estúdio eixos durante a ROG.e no Rio, em 25/9/2024 (Foto Vitor Curi/eixos)
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, diz que estatal tem oferecido gás mais competitivo e flexível (Foto: Victor Curi) | Foto Vitor Curi/eixos

O prêmio de incentivo à demanda introduzido pela Petrobras em sua política de preços de gás natural em 2024 aumenta a competitividade da estatal frente à possível entrada de gás argentino spot no mercado brasileiro, na avaliação da Rystad Energy.

A consultoria destaca que o desconto oferecido pela estatal se tornou uma ferramenta para competir melhor com o gás importado; e que os produtores argentinos enfrentarão “condições mais desafiadoras” no Brasil.

“E até mesmo as cargas spot de GNL [gás natural liquefeito] terão dificuldade para competir com esse novo preço da Petrobras”, cita o relatório divulgado pela consultoria em fevereiro.

O gás boliviano importado por comercializadores privados como a MGás, por sua vez, deve se manter competitivo, pontua a Rystad.

A consultoria estima que o gás argentino chegará ao Brasil custando entre US$ 6,8 e US$ 7,9 o milhão de BTU – sem contar o custo do transporte no mercado brasileiro. 

É menos do que o preço médio da Petrobras. Mas a companhia decidiu responder, então, com uma política de desconto que, na prática, lhe protege justamente do gás de oportunidade – aquele volume oriundo de ofertas casuais ou sazonais, negociado a preços competitivos, como o argentino.

A estatal tem oferecido, nesse sentido, um desconto maior para o gás que ultrapassa o limite do take-or-pay (compromissos de retirada mínima) – o volume mais sensível a arbitragens.

Economia

A Rystad Energy estima que o desconto oferecido pela Petrobras deve representar uma economia de US$ 132 milhões para as distribuidoras estaduais de gás canalizado em 2025, no custo de aquisição de molécula.

Dentre as concessionárias que já aderiram ao prêmio de incentivo da Petrobras estão a CEG (RJ), CEG Rio (RJ), Cegás (CE) e Copergás (PE).

Além de aumentar a competitividade da Petrobras no mercado, a expectativa é que os descontos ajudem a aumentar os volumes de vendas da estatal.

A nova posição comercial da petroleira contempla um mix de precificação que varia conforme o volume retirado – e que, na média, deve puxar o fator Brent (percentual do preço do petróleo ao qual o gás é indexado) para mais próximo de 11%.

A regra, válida para 2025, pode ser resumida da seguinte forma:

  • para 60% da quantidade diária contratada (QDC), o cliente paga o preço base (que pode variar contrato a contrato);
  • para 60% a 90% da QDC, a distribuidora paga 11% do Brent;
  • e para 90% a 115% da QDC, cerca de 10% do Brent.

A Petrobras também está oferecendo um desconto para 2026, mas menor. Nesse caso, o preço base será aplicado sobre 90% do volume contratado e tudo aquilo que superar esse patamar, até o limite de 115%, pagará um fator Brent de 10%.

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