Líderes parabenizam Biden enquanto Trump questiona resultado

Jair Bolsonaro não fez qualquer menção à vitória alcançada neste sábado pelo democrata

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden. Foto: Adam Schultz / Biden for President
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden. Foto: Adam Schultz / Biden for President

Em atualização

A confirmação da eleição de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos neste sábado (7) foi celebrada internacionalmente com mensagens de líderes de nações aliadas nas redes sociais. A exceção  foi o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que não fez qualquer menção à vitória alcançada neste sábado pelo democrata Biden e sua vice, Kamala Harris.

O ex-presidente Lula afirmou que o mundo respira aliviado com a vitória de Biden, saudou a vitória e afirmou ter esperança que as relações dos EUA com o mundo e com a América Latina se pautem pelos “valores humanistas que caracterizaram a sua campanha”.

O também ex-presidente Michel Temer parabenizou, no começo da noite, o presidente eleito dos EUA. Lembrou encontro que teve com Biden na ONU quando assumiu a presidência da República após o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

Enquanto os votos ainda são apurados na maioria dos estados norte-americanos, o saldo até o momento indica que os democratas atingiram o número mínimo de 270 delegados necessários para conquistar a Casa Branca. As projeções mostra que Biden pode se distanciar ainda mais de Donald Trump, chegando a 284 delegados. A contagem final dos votos deve se estender por vários dias.

Veja as declarações dos líderes políticos

Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, parabenizou Biden e Kamala Harris por sua “conquista histórica” como primeira vice-presidente dos Estados Unidos. No twitter ele lembrou que os EUA são o principal aliado do Reino Unido e disse que espera trabalhar junto com os americanos em suas prioridades compartilhadas, citando as mudanças climáticas, o comércio global e a área de segurança.

Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que há muito a se fazer para superar os desafios de hoje e disse que espera trabalhar junto com os EUA nesse sentido.

Angela Merkel

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, divulgou um comunicado em que desejou felicidades e sucesso a Biden e Harris e afirmou que “a amizade transatlântica é insubstituível se se quiser ultrapassar os grandes desafios atuais”.

Alberto Fernández

O presidente argentino, Alberto Fernández, parabenizou o povo dos Estados Unidos pela participação recorde na eleição, pelo que mostrou a clara expressão da vontade popular.

Sebastián Piñera

O presidente chileno, Sebastián Piñera, frisou que Chile e Estados Unidos compartilham valores como a liberdade, a defesa dos direitos humanos e desafios como a paz e a proteção do meio ambiente.

Iván Duque

O líder colombiano Iván Duque afirmou que espera trabalhar junto com os norte-americanos “para fortalecer a agenda comum em comércio, meio-ambiente, segurança e luta contra o crime transnacional”.

Martín Vizcarra

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, afirmou que vai trabalhar para fortalecer fortalecer a democracia, o multilateralismo, a cooperação internacional e preservar o meio ambiente.

Trump insiste na vitória

O presidente Donald Trump segue afirmando ter se saído vitorioso da disputa – nesta tarde Trump postou que ganhou esta eleição “de muito!”.

Mitt Romney

Biden recebeu os parabéns inclusive de lideranças políticas republicanas, como o senador Mitt Romney. O ex-candidato à Casa Branca na eleição de 2012 disse que reconhece Biden e Harris “como pessoas de boa vontade e caráter admirável”.