Curtailment

Cortes de geração solar e eólica chegaram a 400 mil horas em 2024, aponta Volt Robotics

Curtailment levou a R$ 1,6 bilhão em prejuízos para os geradores em 2024, diz consultoria

Vista de fileiras de painéis fotovoltaicos em usina de geração solar da Órigo Energia (Foto Divulgação)
Usina de geração solar fotovoltaica da Órigo Energia | Foto Divulgação

LYON (FR) — Os cortes de geração solar e eólica chegaram a 400 mil horas em 2024, apontou um levantamento da consultoria Volt Robotics. No total, 14,6 terawatts-hora (TWh) médios foram cortados.

Segundo a consultoria, 1.445 usinas solares e eólicas passaram, em 2024, pelo corte de geração, ou curtailment, técnica imposta pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). As limitações na infraestrutura de transmissão foram a motivação para os cortes em 65% dos casos. Já o excesso de geração em determinados horários foram responsáveis pelos outros 35%.

O balanço da Volt Robotics estima que o curtailment levou a R$ 1,6 bilhão em prejuízos para os geradores em 2024.

“O ressarcimento às usinas é fundamental, já que, além de ter amparo legal, preserva a segurança jurídica e a previsibilidade no ambiente de negócios no Brasil, sob pena de haver fuga de capital, desinvestimento e perda de emprego”, argumenta o CEO da consultoria, Donato Filho.

Considerando apenas o mês de dezembro, a região mais impactada pelos cortes foi a Nordeste, com 75% dos cortes, apontou um outro levantamento, da ePowerBay. No mês, a subestação mais impactada foi Extremoz II, no Rio Grande do Norte, que teve cortes de 23,98%.

Em fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou uma medida cautelar de geradores solares que solicitava a reconsideração de normas de ressarcimento por curtailment. A justificativa da decisão foi a falta de estudos sobre o impacto regulatório.

Na visão da Volt Robotics, algumas das soluções para o problema seriam a criação de um modelo para dividir os cortes entre todas as usinas renováveis, a fim de distribuir o impacto financeiro nas geradoras, além do estabelecimento de um mecanismo para reduzir o despacho das termelétricas.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias