Indústria naval

Lula participa de assinatura de contrato da Transpetro para aquisição de navios handy

Acordo faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Petrobras

Cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira, do Programa de Renovação da Frota Naval da Petrobras, no Tebig, Angra dos Reis (RJ), em 17/2/2025 (Foto Ricardo Stuckert/PR)
Cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira, em Angra dos Reis (RJ), em 17 de fevereiro (Foto Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula (PT) participa nesta segunda-feira (24/2) da assinatura dos contratos da Transpetro com o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren para a aquisição de quatro navios da classe Handy.

O evento no Estaleiro Rio Grande (RS), deve contar também com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além dos executivos da estatal.

Os contratos são os primeiros do Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Petrobras, lançado em julho de 2024.

O valor negociado foi de US$ 69,5 milhões por embarcação, conforme o resultado anunciado em dezembro.

Os navios vão transportar derivados de petróleo na costa brasileira e serão aptos a receber produtos claros derivados de petróleo, como diesel marítimo, diesel S10, diesel S500 e gasolina de aviação (GAV).

As unidades terão de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto e poderão operar com bunker ou biocombustíveis. Também vão contar com soluções de eficiência energética. De acordo com a empresa, a estimativa é de uma redução de 30% nas emissões em relação aos atuais navios da frota.

“Para nós, é fundamental ampliar a frota própria de navios e reduzir nossos custos com afretamentos, porque nossa produção e nossa capacidade de refino vão aumentar nos próximos anos”, disse em nota a presidente da estatal, Magda Chambriard.

A iniciativa marcou a retomada da contratação própria de navios pela subsidiária da Petrobras.

A segunda licitação é voltada para a contratação de navios gaseiros e foi lançada na semana passada, em evento que também contou com a presença de Lula, em Angra dos Reis (RJ).

Ao todo, o programa prevê a contratação de 25 navios, sendo que 16 estão no plano de negócios 2025-2029 da estatal.

A Transpetro prevê divulgar em junho de 2025 outro processo para a aquisição de quatro embarcações de médio porte (MR1), com capacidade de 35 mil toneladas de Porte Bruto (TPB).

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias