O leilão para a Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública de Belém recebeu oito propostas de empresas ou consórcios interessados. A concorrência prevê a modernização e manutenção de mais de 90 mil pontos de iluminação pública com o uso de lâmpadas de LED e gerenciamento para elevar a qualidade e reduzir o consumo de energia da rede de iluminação da capital do Pará.
A abertura dos envelopes e o anúncio dos vencedores vai acontecer na próxima sexta (6), na B3, em São Paulo.
No mesmo dia, também na B3, será feito o leilão de PPP para Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Foram apresentadas oito ofertas para a iniciativa que prevê a modernização de 13 mil pontos de iluminação pública com LED proporcionando economia de, ao menos, 50% no gasto público com a iluminação do município.
[sc name=”newsletter” ]
Os dois projetos de PPP foram estruturados pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) do Ministério da Economia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Caixa Econômica. As propostas são parte de um leque de iniciativas apoiadas pelo Banco Mundial por meio da Corporação Financeira Internacional (IFC) e da Global Infrastructure Facility.
Este será a segunda rodada de leilões de PPPs de energia pública realizada este ano com apoio da SPPI. Em 14 de agosto, a secretaria apoio os leilões de energia dos municípios de Aracaju (SE), Feira de Santana (BA) e Franco da Rocha (SP).
[sc name=”news-transicao” ]