BRASÍLIA — O Ministério de Minas e Energia (MME) reabriu, na segunda (10/2) o processo seletivo para associações do setor produtivo interessadas em compor o Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte).
Instituições interessadas em fazer parte do fórum consultivo poderão se inscrever até o dia 21 de fevereiro.
A previsão do governo é que mais 29 representantes do setor sejam selecionadas nesta nova etapa.
O Fonte é um mecanismo de caráter consultivo que participará das discussões da Política Nacional de Transição Energética (PNTE).
De acordo com o MME, a estrutura do plenário foi organizada com a intenção de garantir a representatividade igualitária entre governo, sociedade civil e o setor produtivo.
“O foco é minimizar desigualdades regionais e promover a diversidade racial, étnica e de gênero nas discussões sobre transição energética”, explica em nota.
Novas regras para sociedade civil
O Comitê Executivo do Fonte também alterou as regras de seleção de representantes da sociedade civil para compor o plenário no biênio 2025/2026.
A principal mudança é a exigência de comprovação de atuação regional ou nacional para a participação no processo seletivo, com exceção de representantes da academia e instituições de ciência e tecnologia (ICTs).
A resolução publicada nesta terça (11/2), no Diário Oficial da União, já está em vigor.