Apagão em SP

Enel SP: 76,7 mil consumidores estão sem luz em São Paulo, após temporal

Queda de energia afetou 41,5 mil imóveis em São Paulo e 21,4 mil em Osasco, segundo a Enel SP

São Paulo (SP) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 22/03/2024 - Uma série de apagões continuam a afligir a cidade de SP. Hoje, unidades do SESC 24 de Maio e 14 Bis avisaram seus clientes e frequentadores que não vão abrir por causa da falta de energia. Lojas fechadas na Rua Barao de Itapetininga e bares funcionando a luz de velas. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 22/03/2024 - Uma série de apagões continuam a afligir a cidade de SP. Hoje, unidades do SESC 24 de Maio e 14 Bis avisaram seus clientes e frequentadores que não vão abrir por causa da falta de energia. Lojas fechadas na Rua Barao de Itapetininga e bares funcionando a luz de velas. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil | Paulo Pinto/Agência Brasil

A Enel SP informou que 76,7 mil consumidores ficaram sem energia elétrica em sua área de concessão, após o temporal que atingiu São Paulo na tarde desta segunda-feira (10/2). O montante corresponde a 0,93% da quantidade de clientes da empresa.

A cidade de São Paulo é a mais afetada, com 41,5 mil imóveis desconectados da rede elétrica, seguido por Osasco, com 21,4 mil. Em Carapicuíba, 5,7 mil ficaram sem energia e em Itapecerica da Serra outros 3,4 mil.

Fornecimento ainda se recupera de quedas anteriores

O novo apagão ocorre poucos dias depois da tempestade da última quinta-feira (6/7), que deixou 142 mil imóveis sem luz na Grande São Paulo. Na ocasião, a Enel informou que as regiões Oeste e Sul foram as mais impactadas, com cortes de energia causados por chuvas intensas e descargas atmosféricas.

Desde a última semana, a Defesa Civil emitiu alertas severos para diversas regiões de São Paulo devido ao risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente na zona leste e no Campo Limpo, onde o Córrego Morro do S (Capão Redondo) transbordou. Na quinta-feira (6), toda a capital entrou em estado de atenção, com registros de granizo, rajadas de vento e mais de 170 raios em poucos minutos.

A Enel SP afirmou ter acionado um plano de emergência e mobilizado técnicos para restabelecer o serviço, alcançando 92% de recomposição até a manhã de sexta-feira (7).

Desde janeiro, a capital paulista tem registrado frequentes episódios de chuvas severas e apagões. No dia 24 de janeiro, a cidade enfrentou a terceira maior precipitação em 64 anos, causando alagamentos, transbordamentos e quedas de energia em diversos bairros. A sequência de temporais vem afetando diretamente o fornecimento de eletricidade na região, com impactos na mobilidade e na rotina dos moradores.


Com informações do Estadão Conteúdo

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias