LYON (FR) — A Comgás anunciou, nesta quinta-feira (6/2), a instalação de garagens de gás natural veicular (GNV) nas operações da Ypê, Nelcar e Grupo Sada. O objetivo é atender demandas por combustíveis de menor impacto ambiental no setor de transporte pesado.
“O GNV desempenha um papel intermediário na transição energética global, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos enquanto a sociedade avança para o uso predominante de fontes de energia renováveis”, afirmou a Comgás, em nota.
A empresa firmou um contrato de seis anos com a fabricante de produtos de limpeza Ypê. O contrato inclui a instalação de três ramais de GNV, com volume total de 10,65 milhões de m³, na fábrica de Amparo, em São Paulo. A companhia planeja ter 42 caminhões da sua frota 100% movidos à GNV até 2028.
Com a transportadora rodoviária de containers no Porto de Santos Nelcar, o contrato da companhia de gás inclui dois bicos de alta vazão na garagem que serão utilizados, até o final do ano, por 20 embarcadores veículos movidos à GNV.
Já o grupo de logística e transporte Sada firmou um contrato para abastecimento de caminhões da frota. Segundo a empresa, ela passará de 11 para 31 caminhões a gás até o final de março.
No ano passado, a Comgás já havia assinado seis contratos com transportadoras e indústrias para a instalação de postos de GNV em suas garagens.