Regulação

Aneel adia análise de processos empatados

Ausência da diretora-substituta, Ludimila Lima, provocou a retirada da pauta de casos que dependiam da nova indicação

Reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica em 21 de janeiro de 2025 (Reprodução da Aneel)
Reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica em 21 de janeiro de 2025 (Reprodução da Aneel)

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou da pauta da reunião desta terça-feira (21/1) os processos empatados que seriam julgados com a presença da diretora-substituta, Ludimila Lima.

Designada pelo governo, a ex-superintendente de concessões da Aneel teve problemas pessoais e não pôde participar da primeira reunião colegiada de 2025.

Assim, os processos que dependiam de um quinto voto deverão ser pautados em reuniões futuras. São 19 casos acumulados desde o fim do mandato do ex-diretor Hélvio Guerra, que saiu da agência ao fim do mandato, em maio de 2024.

Um dos principais casos que os diretores precisam analisar é a consulta pública que regulamenta os efeitos tarifários da quitação antecipada das contas Covid e Escassez Hídrica

Houve polêmica porque o relator, Fernando Mosna, apontou que a diminuição média das tarifas de energia seria de 0,02%, descontadas taxas pagas aos bancos que concederam os empréstimos e aceitariam o pagamento antecipado. 

Na prática, R$ 46,5 milhões seriam destinados para modicidade tarifária. A estimativa do Ministério de Minas e Energia era um efeito médio de 3,5%.

Mosna criticou o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e propôs que o caso fosse encaminhado aos órgãos de controle. 

O processo ficou empatado porque o relator foi acompanhado por Ricardo Tili. Do outro lado, Sandoval Feitosa e Agnes da Costa se posicionaram favoráveis apenas à abertura de consulta pública.

Desde a saída de Guerra, o governo tenta o consenso com o Senado para emplacar nomes para a Aneel e outras agências reguladoras.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias