RIO – Em missão pelo Oriente Médio, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), assinou nesta sexta (10/1), em Abu Dhabi, um Memorando de Entendimento (MoU) com o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos, que prevê até R$ 15 bilhões para a cadeia de minerais críticos no Brasil.
A parceria entre os dois países espera promover a exploração e o desenvolvimento de minerais estratégicos essenciais para a transição energética, em diversas áreas, como pesquisa mineral, exploração, extração, processamento, comercialização, transferência de tecnologia e capacitação de mão de obra.
“Com o aumento das exportações brasileiras para os Emirados Árabes entre 2023 e 2024, o acordo projeta um relacionamento econômico mais robusto e diversificado”, disse Silveira.
“Além disso, ele fomenta inovação e competitividade no setor mineral, especialmente para pequenas e médias empresas, promovendo um futuro mais sustentável e integrado globalmente”, completou o ministro brasileiro.
Ele destacou ainda que a iniciativa reforça o compromisso do Brasil e dos Emirados Árabes com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma transição energética global mais eficiente e inclusiva.
O memorando contempla a aproximação de agências governamentais, autoridades reguladoras e empresas, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs) e startups, para fomentar a cooperação em projetos minerais no Brasil.
Missão no Oriente Médio
O ministro Alexandre Silveira ficará no Oriente Médio até 15 de janeiro, quando retorna ao Brasil. A viagem inclui reuniões bilaterais com autoridades e investidores nos Emirados Árabes e na Arábia Saudita.
Nos Emirados Árabes, Silveira participou de reuniões com a ministra de Cooperação Internacional, Reem Al Hashimy, e com o príncipe herdeiro do país, Khaled al Nyhan.
O ministro também se encontrou com Khaled Salmeen’s, diretor executivo da petroleira dos Emirados Árabes, Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc), oportunidades de investimentos no setor de gás natural, incluindo fertilizantes.
Na Arábia Saudita, o ministro se reúne com o príncipe Abdulaziz Bin Salman al Saud, que também é ministro da Energia, e com o ministro de Indústria e Mineração, Bandar Alkhorayef.