A ANP recebeu propostas de sete empresas para elaboração do Estudo Ambiental de Área Sedimentar (EAAS) na Bacia de Sergipe-Alagoas/Jacuípe, considerando as atividades de exploração, produção e escoamento de petróleo e gás natural, incluindo o descomissionamento. Consórcio Consultor do Projeto EEAS Jacuípe, consórcio Mott Mac/Tetra Tech, Coppetec, Ramboll Brasil, Ecology and Environment, O’Brains e Nemus disputam a concorrência.
Todas as empresas foram habilitadas pela Comissão de Licitação da ANP . A agência agora analisa as propostas técnicas apresentadas para depois abrir envelopes para as propostas comerciais.
As empresas precisam propor um plano de ação para estudos e pesquisas e para monitoramento, de forma a ampliar o conhecimento socioambiental da bacia, bem como os avanços tecnológicos associados à atividade, para subsidiar o processo de revisão do EAAS. Também é preciso apresentar subsídios para o planejamento estratégico de venda de blocos exploratórios de petróleo e gás natural na região, considerando potenciais de cumulatividade e sinergia .