Aliança nuclear

Mais de 30 países aderem a iniciativa para triplicar capacidade nuclear até 2050

Segundo a World Nuclear Association, em 2023, os reatores nucleares ajudaram a evitar 2,1 bilhões de toneladas de emissões de CO2

Declaração para triplicar capacidade nuclear global até 2050 recebe seis novos adeptos (Foto COP29 Azerbaijan)
Declaração para triplicar capacidade nuclear recebe seis novos adeptos | Foto COP29 Azerbaijan

BRASÍLIA – El Salvador, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Nigéria e Turquia se uniram, nesta quarta (13/11), ao grupo de países que apoiam uma iniciativa lançada em dezembro de 2023 para triplicar a capacidade global de energia nuclear até 2050.

O anúncio ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão.

Com a chegada desses seis países, agora sobe para 31 o número de nações que endossam a expansão nuclear como uma das alternativas para fornecer eletricidade de baixo carbono e contribuir para limitar o aquecimento do planeta.

Segundo a World Nuclear Association, em 2023, os reatores nucleares ajudaram a evitar 2,1 bilhões de toneladas de emissões de CO2, quando comparados com a geração equivalente de carvão.

A geração global a partir desta fonte aumentou para 2.602 TWh em 2023, ante 2.544 TWh em 2022, fornecendo 9% da eletricidade mundial, perdendo apenas para a energia hidrelétrica entre as fontes de energia limpa.

“O anúncio de hoje destaca o papel essencial da energia nuclear no cumprimento das metas do Acordo de Paris de forma econômica e equitativa. A liderança exige uma avaliação clara do aqui e agora, mas também a previsão para se preparar para o que o mundo precisará não apenas em 2050, mas nas décadas seguintes”, disse a diretora geral da World Nuclear Association, Sama Bilbao y León.

Atualmente, 64 reatores em 15 países estão em construção, enquanto mais de 20 novos países participantes, como Gana, Polônia e Filipinas, estão em vários estágios de desenvolvimento de políticas para permitir a construção de suas primeiras usinas nucleares.

Também durante a COP29, os Estados Unidos divulgaram seu roteiro delineando planos para a implantação de 200 GW de capacidade nuclear até 2050.

Signatários da Declaração para Triplicar a Energia Nuclear até 2050

As 31 nações que endossaram a Declaração para a Tripla Energia Nuclear incluem Armênia, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, * El Salvador, Finlândia, França, Gana, Hungria, Jamaica, Japão, * Cazaquistão, * Quênia, República da Coreia, * Kosovo, Moldávia, Mongólia, Marrocos, Holanda, * Nigéria, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, * Turquia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos da América.


* Novos endossantes, a partir de quarta-feira, 13 de novembro de 2024, na COP29 em Baku.