Energia elétrica

Aneel aprova 19 estudos de inventário hidrelétrico

Com a aprovação, os responsáveis pelos estudos podem solicitar registro para a elaboração dos projetos básicos dos empreendimentos

Imagem aérea da UHE Foz de Chapecó.
Imagem aérea da UHE Foz de Chapecó.

BELO HORIZONTE – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou, nesta terça-feira (22/10), no Diário Oficial da União (DOU), a aprovação de 19 estudos de inventário hidrelétrico nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Rondônia e Pará. Do total, 12 dos documentos são revisões e sete são novos.

Com a aprovação, os responsáveis pelos estudos podem solicitar registro para a elaboração dos projetos básicos dos empreendimentos. Ao todo, serão 187 MW de potência para aproveitamento em hidrelétricas.

Segundo a agência, a aprovação em bloco resulta da simplificação das análises pela área técnica, “que permitiram maior agilidade na aprovação dos processos”.

Foi publicada também a proposta simplificada de análise dos processos de avaliação do aproveitamento ótimo em trechos de rio com vocação hidroenergética para um único empreendimento de até 50 MW, que pode ocorrer concomitantemente à análise do projeto básico. “Significa economia de tempo e recursos para os empreendedores e para o poder público”, diz a agência.

A Aneel divulgou, ainda, a lista de estudos elegíveis à iniciativa de inventários participativos.