Preço da energia elétrica

Diesel caro vai pressionar tarifas de energia em 2025, mostra projeção da EPE

Preço é influenciado por agravamento de conflitos geopolíticos e extensão de cortes voluntários de produção da Opep+

Vista da termelétrica a diesel Termonorte II (349 MW), em Porto Velho, Rondônia, que pode ter a segunda energia mais cara do Brasil (Foto: Reprodução Helen M.)
UTE a diesel Termonorte II (349 MW), em Porto Velho, Rondônia (Foto: Reprodução Helen M.)

BELO HORIZONTE – O preço elevado do diesel deve continuar a pressionar as tarifas de energia em 2025, aponta estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Segundo as projeções, a tendência é que a cotação do combustível siga em níveis elevados, estável com relação a 2024, mas ainda abaixo do recorde de 2022.

A cotação do diesel tem impacto nos preços da energia elétrica pois o combustível é usado nas termelétricas dos sistemas isolados, que atendem às regiões que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O diesel usado nesses sistemas é subsidiado pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), correspondeu a 34% do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2023.

A projeção da EPE é que o preço do óleo diesel chegue a outubro de 2025 em média a R$ 3,5 por litro, patamar similar ao atual, que é de R$ 3,52 por litro.

A mistura obrigatória do biodiesel ao diesel também influenciará na conta, uma vez que ele deve ficar mais caro no próximo ano. A mistura obrigatória ao óleo diesel B irá de 13%, em abril deste ano, para 14%, em abril de 2025, conforme resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com a EPE, o preço do biodiesel no mercado nacional deve chegar a R$ 5,14 por litro em outubro de 2025, aumento em relação ao preço médio atual, que está em cerca de R$ 4,49 por litro.

Um dos fatores que contribui para a pressão nas tarifas de energia elétrica é o fato de que os sistemas isolados estão, predominantemente, na região Norte do país.

De acordo com a EPE, os preços de venda do diesel praticado por produtores e importadores foi 3,9% mais caro no Norte em relação à média nacional na média de dezembro de 2022 a agosto de 2024.

Outro motivo que contribui para tarifas mais caras é o crescimento dos custos logísticos do diesel para os sistemas isolados, influenciado pelas estiagens, de acordo com a EPE.

A nota técnica da EPE visa dar suporte à previsão orçamentária da CCC feita pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Ao todo, o Brasil tem 196 sistemas de energia em localidades isoladas, que atendem a 2,7 milhões de consumidores, com uma carga que corresponde a 0,53% da carga do SIN. Desses sistemas, apenas 40 têm previsão de interligação ao SIN até 2028.

Fatores que influenciarão o preço do diesel em 2025

A EPE prevê que o preço do diesel, assim como o do petróleo, será mantido elevado no próximo ano por fatores como o agravamento de conflitos geopolíticos e a extensão de cortes voluntários de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e membros associados (Opep+).

Por outro lado, estoques mundiais relativamente elevados e aumento da produção de países que não fazem parte da Opep podem ajudar a pressionar os preços para baixo.

A demanda do óleo diesel do Brasil deve continuar elevada e o país continuará importador do derivado de petróleo. Em junho de 2024, o país importou 1,5 milhão de m³ de diesel A, maior volume registrado na série histórica, iniciada em 2000.