Combustíveis

Petrobras e Vale formalizam parceria para diesel coprocessado

Acordo prevê, ainda, avaliação de oportunidades de negócios envolvendo gás natural e bunker com 24% de biodiesel

Petrobras e Vale formalizam parceria para diesel coprocessado (Foto: Carlos Eduardo Livino/Agência Petrobras)
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente da Vale, Gustavo Pimenta, durante ato de assinatura do acordo | Foto: Carlos Eduardo Livino/Agência Petrobras

BRASÍLIA — Petrobras e Vale assinaram nesta sexta (18/10) um acordo para fornecimento de diesel coprocessado com óleo vegetal, batizado pela petroleira de Diesel R, para uso nos veículos da mineradora.

O acordo, que prevê a ação conjunta das empresas para avaliação de oportunidades de negócios em baixo carbono, foi antecipado pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na segunda (14).

Em nota, a estatal afirma ainda que as ações em estudo incluem gás natural e bunker com 24% de biodiesel.

“Estamos desenvolvendo combustíveis cada vez mais verdes e honrando nosso compromisso de descarbonização das nossas atividades. A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes. Como o Diesel R e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirma Chambriard.

18,3% de conteúdo renovável

Segundo a Petrobras, o combustível fornecido à Vale tem 18,3% de conteúdo renovável, sendo 14% resultantes da adição obrigatória de biodiesel e o restante oriundo do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal.

O produto está abastecendo uma locomotiva, que percorre o trajeto da estrada de ferro do Espírito Santo a Minas Gerais; além de um caminhão fora de estrada com capacidade para 214 toneladas, que opera na mina Fábrica Nova, no Complexo Mariana (MG).

Esta é a primeira venda da Petrobras do seu diesel coprocessado diretamente para um consumidor final.