Fusões e aquisições

SIM Distribuidora compra operações de distribuição de combustíveis da TotalEnergies no Brasil

Negócio conta com rede de 240 postos, TRR e bases de armazenamento; transação ainda precisa de aval do Cade

Um dos postos que receberá combustível da Distribuidora adquirida pela Sim Distribuidora.
Um dos postos que receberá combustível da Distribuidora adquirida pela Sim Distribuidora. | Marcos Leão

A SIM Distribuidora, do grupo Argenta, anunciou a aquisição das operações de distribuição de combustíveis da TotalEnergies no Brasil.

Com a compra, a SIM amplia a atuação para além da região Sul, com a entrada no Centro-Oeste e o fortalecimento da presença no Sudeste.

A aquisição envolve uma operação que negocia cerca de 1 bilhão de litros por ano em 40 terminais. A rede da TotalEnergies tem 240 postos de combustíveis, duas filiais de TRR (sigla para transportador-revendedor-retalhista) e 17 bases de armazenamento de combustíveis e etanol.

Fundada na França, a TotalEnergies opera no Brasil há quase 50 anos, sobretudo na área de exploração e produção de petróleo e gás.

Neco Argenta, presidente do SIM, destacou que a aquisição marca um novo momento na trajetória da empresa.

“Com esta aquisição, a Argenta expande a sua atuação definitiva e consolidada para o país. Estamos escrevendo um novo capítulo da nossa trajetória, colocando a SIM Distribuidora entre os maiores players brasileiros em seu ramo de atuação”, disse.

A transação teve assessoria financeira da Bateleur e aguarda análise e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O grupo Argenta prevê um faturamento de 18 bilhões em 2024. Fundado em 1985, é formado por dez empresas, sendo sete delas dedicadas ao setor de combustíveis e lubrificantes.