Energia que Transforma

Mandacaru espera dobrar produção a partir de parcerias

A próxima rodada de desinvestimentos da Petrobras foi apontada pelo CEO da companhia como oportunidade de investimentos

Conteúdo patrocinado

RIO – O CEO da Mandacaru Energia, Caetano Machado, afirmou que aguarda a aprovação, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de sete parcerias para ampliar a produção de petróleo. Segundo Machado, a partir da aprovação pelo órgão, a produção irá dobrar. A Mandacaru tem uma parceria ativa com a PetroReconcavo, no Rio Grande do Norte.

Ele também apontou que a próxima rodada de desinvestimentos da Petrobras trará oportunidades de crescimento para as empresas que assumirem os campos que, eventualmente, serão vendidos pela companhia. O executivo ressaltou a revitalização de campos que estavam parados e hoje produzem 400 barris de petróleo por dia.

“Quando se abre um poço, a transformação é imediata e a gente tem entre 3 mil e 4 mil poços para abrir. Cada poço aberto gera de cinco a seis empregos. Nós estamos falando de 40 mil novos postos apenas reabrindo poços”, disse em entrevista durante a edição de 2024 da ROG.e, no Rio de Janeiro. Esse conteúdo faz parte do projeto Energia que Transforma, produzido pelo estúdio eixos.

Segundo Machado, apesar de a produção onshore ser muito inferior à offshore, ela desenvolve uma cadeia de fornecedores e movimenta a economia local.

“Quando a produção onshore chega, atrai pessoas alugando casa, procurando hotel, comprando material. A gente está falando, às vezes, de cidades muito pequenas, e esses investimentos representam um ciclo muito positivo”, afirmou.