BRASÍLIA — O Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e a multinacional de e-combustíveis HIF Global anunciaram nesta terça (24/9) a assinatura de um contrato para reserva de área dentro do hub pré-licenciado de hidrogênio e derivados do complexo, para desenvolver uma instalação de e-metanol.
A produção do combustível marítimo utilizará hidrogênio obtido a partir da eletrólise com energia renovável e CO2 reciclado.
O e-metanol poderá ser exportado pelo Terminal de Líquidos do Açu.
“Este é o nosso primeiro empreendimento no Brasil. Operamos a primeira instalação de e-fuels do mundo há mais de um ano, demonstrando que os nossos combustíveis são uma solução real para o combate às alterações climáticas, estamos entusiasmados com essa colaboração e acreditamos que o Porto do Açu será um pilar fundamental na construção conjunta de um futuro sustentável”, destacou Cesar Norton, presidente e CEO da HIF Global.
A empresa começou a operar, no final de 2022, a primeira planta de combustíveis sintéticos do mundo, um projeto que integra geração de energia eólica, produção de hidrogênio verde e e-combustíveis no Chile.
Hub de hidrogênio
O Porto do Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro, obteve a licença ambiental prévia para o desenvolvimento de um hub de larga escala de hidrogênio e derivados.
O complexo portuário está se posicionando para ser um player no setor de energias renováveis, em busca de novos investimentos e atração de indústrias de baixo carbono.
Segue um movimento de outros portos brasileiros, especialmente no Nordeste, como Pecém (CE), Suape (PE), Porto Indústria Verde (RN) e Luís Correia em construção no litoral do Piauí.
“O nosso acordo com a HIF Global é um marco para o Porto do Açu e para a região nesta nova indústria. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para um futuro mais limpo e eficiente em termos energéticos”, afirmou Mauro Andrade, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo.