Compass conclui aquisição do controle da Compagas, no Paraná

Com a distribuidora paranaense, a Compass passa a controlar quatro concessionárias estaduais de gás canalizado

Cade inicia análise da compra da Compagas, distribuidora de gás canalizado do Paraná, pela Compass, do grupo Cosan. Na imagem: Operação em citygate (ponto de entrega de gás) da Compagas, distribuidora paranaense de gás natural (Foto: Divulgação)
Operação em citygate (ponto de entrega de gás) da Compagas no Paraná (Foto: Divulgação)

A Compass concluiu nesta segunda-feira (16/9) a aquisição de 51% da Copel na Compagas, a distribuidora estadual de gás canalizado do Paraná. 

“Acreditamos no potencial do mercado paranaense. O Estado reúne características demográficas e geográficas muito adequadas para ampliar o acesso aos benefícios do gás canalizado. Nosso objetivo é destravar esse valor, investindo para levar os serviços a um número maior de clientes, regiões e municípios”, afirmou o CEO da Compass, Antonio Simões, em nota.

A operação foi aprovada pelo Cade em agosto. Com a transação, no valor de R$ 906 milhões, a serem pagos até 2026, a Compass assume o controle de sua quarta concessionária de gás natural no país.

A empresa controla, hoje, a Comgás (SP) e Sulgás (RS), diretamente, além de controlar a Necta (SP), através da Commit.

Agora, com a Compass, assume uma concessão por 30 anos e compromissos de investir R$ 505 milhões nos próximos cinco anos.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, em julho, o plano de investimentos. Entre os objetivos está a expansão da malha de gasodutos, que totaliza 880 km.