Mudanças climáticas

MME e EPE anunciam estudo sobre impactos das mudanças climáticas na matriz elétrica

Objetivo é integrar energias renováveis e eficiência energética no sistema de energia; projeto deve ser concluído em junho de 2025

Minas e Energia e EPE anunciam estudo conjunto sobre impactos das mudanças climáticas na matriz elétrica brasileira. Na imagem: Linhas de transmissão de energia (Foto Roman Soto/creator_libre/Pixabay)
Linhas de transmissão de energia | Foto Roman Soto/creator_libre/Pixabay

BELO HORIZONTE – O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciaram, nesta segunda-feira (9/9), que começaram o estudo Impactos das Mudanças Climáticas no Planejamento da Geração de Energia Elétrica.

O projeto, que é parte da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, vai simular o impacto de possíveis mudanças climáticas sobre o sistema elétrico brasileiro. Entre os fatores que serão analisados estão a temperatura, a precipitação, o vento e a irradiação solar.

A metodologia da pesquisa consiste, primeiramente, na utilização de modelos computacionais de planejamento da operação e expansão energética para combinar oferta e demanda. Depois, serão utilizadas três matrizes futuras possíveis para realizar simulações da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) no contexto de mudanças climáticas.

Com previsão de conclusão para junho de 2025, o objetivo é integrar energias renováveis e eficiência energética no SIN, além de obter um diagnóstico do comportamento da matriz elétrica em diversos cenários climáticos, a fim de planejá-la para ser mais resiliente.

“As iniciativas do MME estão entre as mais imponentes do mundo, com atuação direta na produção e uso de energia. Esse importante estudo vem para agregar ainda mais na formulação de políticas para a transição energética estratégica e, assim, gerar benefícios para brasileiras e brasileiros”, comentou o ministro Alexandre Silveira (PSD).