A produção de petróleo no país ficou estável e fechou o mês de abril em 2,958 milhões de barris por dia em abril, queda de 0,5% na comparação com março. A produção de gás natural fechou o mês em 124 milhões de m³/dia, alta de 1,9% na comparação com o mês anterior.
Os dados fazem parte da edição de abril do Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado nesta terça-feira (2/6) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A produção offshore respondeu por 97,6% de toda produção nacional de petróleo e 86%, da produção de gás.Campos operados pela Petrobras, em consórcio ou não, produziram 94,9% do petróleo e gás natural.
No começo de abril, a Petrobras anunciou que ampliou em 100 mil barris por dia o corte de produção inciado em março, que ficou em 200 mil barris por dia, por conra da baixa da demanda causada pela pandemia da covid-19. A empresa não estabeleceu data limite para o corte de produção e indicou que a duração será “constantemente avaliada”.
Também foi anunciada a mudança temporária de regimes de turno e de sobreaviso para regime administrativo de 3,2 mil empregados e a postergação do pagamento, entre 10% a 30%, da remuneração mensal de demais empregados com função gratificada (gerentes, coordenadores, consultores e supervisores).
Em meados de março, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a ANP, a ANVISA e o governo federal enviaram um ofício (.pdf) a operadoras e prestadoras de serviço na cadeia de petróleo com um protocolo de recomendações para operações durante a pandemia de coronavírus. Os órgãos fazem parte da operação Ouro Negro, trabalho de coordenado de fiscalização das atividades petrolíferas.
No mesmo mês, a Petrobras anunciou novas medidas de segurança sanitária para evitar a proliferação da covid-19 em suas unidades de produção offshore. Antes do embarque de funcionários próprios e terceirizados, todos os trabalhadores farão um isolamento prévio de 7 dias e serão examinados nos locais de embarque.
[sc name=”adrotate” ]
Os números da ANP mostram ainda que 70% da produção nacional de petróleo e gás vem do pré-sal, que produz atualmente 2,057 milhões de barris/dia de petróleo e 85,964 milhões de m³/dia de gás natural a partir de 113 poços.
O campo de Lula, primeiro desenvolvimento da produção do pré-sal feito pela Petrobras, é o maior produtor do país, com 1 milhao de barris por dia de petróleo e 45,7 milhões de m³/dia, de gás natural.
[sc name=”newsletter” ]