Macaé busca doações para aumentar testagem para covid-19; veja como ajudar

Objetivo é aumentar capacidade para garantir 300 testes diários; projeto em parceria com UFRJ e MPF

Prefeito de Macaé, Dr Aluízio, concede entrevista coletiva sobre dengue e saneamento, no seu gabinete. Macaé/RJ Data: 22/11/2013 Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé
Prefeito de Macaé, Dr Aluízio, concede entrevista coletiva sobre dengue e saneamento, no seu gabinete. Macaé/RJ Data: 22/11/2013 Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

A prefeitura de Macaé busca ampliar a capacidade de testagem para a Covid-19 no município em 10 vezes para atingir 300 testes diários.

A administração municipal firmou uma parceria com o Núcleo de Pesquisas Ecológicas da UFRJ instalado na cidade (Nupem/UFRP), instituições de saúde privadas, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), na qual o executivo municipal se comprometeu a realizar obras de ampliação do laboratório da Nupem e a financiar bolsas acadêmicas para os pesquisadores.

Além disso, as entidades abriram uma conta para receber doações de empresas e pessoas físicas para a aquisição de equipamentos e insumos necessários para aumentar a capacidade de testagem por RT-CPR, testes em tempo real feitos com tecnologia de biologia molecular.

Atualmente Macaé realiza cerca de 30 testes diários para diagnosticar a Covid-19. De acordo com o governo do estado, a cidade soma 44 casos de infecção pelo novo coronavírus e 9 mortes confirmadas pela doença.

Em meados de março a prefeitura impôs por decreto restrições a atividades na cidade que impactaram o setor de óleo e gás. Na semana passada um novo decreto estendeu o prazo das restrições até 4 de maio.

O prefeito, Dr. Aluizio (PSDB), contraiu a doença. Ele teve alta hospitalar no último dia 20 mas segue em isolamento domiciliar.

A conta em nome da Fundação COPPETEC terá seu extrato disponibilizado no site da instituição. As transações com os recursos serão acompanhadas pelo MPF e pelo MPT. Os dados informados diretamente no site do MPF são:

  • Banco do Brasil
  • Agência 2234-9
  • Conta 55633-5
  • Fundação COPPETEC
  • CNPJ: 72.060.999/0001-75

Informações da assessoria de comunicação do MPF/RJ:

Os recursos alocados do fundo custearão a aquisição de insumos, equipamentos de laboratório e pagamento de bolsas de estudos para alunos que atuarão na testagem.

Fiscalização – Além do recibo oficial que todos terão acesso, a fundação publicará em seu site todas as doações recebidas assim como relatório sobre a aplicação e a comprovação dos gastos(notas fiscais, etc) realizados com o recursos do Fundo. Mais informações pelo site: http:/transparencia.coppetec.coppe.ufrj.br/

Clique aqui e leia o regulamento e o projeto.

[sc name=”newsletter” ]