As empresas interessadas em adquirir parcela dos 10 milhões de m³/dia de gás natural boliviano que a Petrobras abriu mão de trazer pelo Gasoduto Bolívia Brasil (Gasbol) têm até o próximo dia 30 para manifestar interesse na chamada pública para contratação de capacidade de transporte aberta nesta sexta (20) pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A Petrobras não participará da concorrência.
Será oferecida contratação no ponto de entrada de Mutum e a totalidade da capacidade de cada uma das zonas de saída. As tarifas serão as mesmas aplicadas aos contratos firmados na na primeria chamada pública realizada pela TBG, quando a Petrobras contratou sozinha 18 milhões de m³/dia de gás para 2020. Para 2021, foram contratados 8 milhões de m³/dia de gás.
Além da Petrobras, a única empresa a contratar capacidade no Gasbol foi a Gerdau, que pretende testar o mercado livre de gás e solicitou um volume de saída de 8,5 mil m³/dia para este ano.
[sc name=”adrotate” ]
- – Edital da Chamada Pública para Contratação de Capacidade de Transporte de Gás Natural nº 01R/2020
- – Contrato de Prestação de Serviço de Transporte Firme de Gás Natural – Entrada
- – Contrato de Prestação de Serviço de Transporte Firme de Gás Natural – Saída
- – Capacidades Ofertadas – Chamada Pública nº 01R/2020
- – Tarifas de Serviço de Transporte – Chamada Pública nº 01R/2020
Em meados de janeiro, a TBG recebeu demanda de 15 empresas com solicitação de 38,7 milhões de m³/dia de capacidade de entrada e 29,5 milhões de m³/dia de capacidade de saída na Chamada Pública Incremental 2020 do GasBol, que será supervisionada pela ANP, prevista para acontecer em agosto de 2020. Entre as empresas que manifestaram estão distribuidoras, indústrias, fornecedores de gás, comercializadoras e usinas térmicas.
“Houve demanda por novos pontos de entrada para injeção de gás natural em três zonas diferentes e novos pontos de saída para utilização da molécula em quatro zonas distintas do gasoduto de transporte, além de ampliações de pontos já existentes”, disse a TBG em nota à imprensa.
[sc name=”newsletter” ]
[sc name=”podcast” ]