A Total iniciou a produção da sua maior planta de energia solar fotovoltaica com armazenamento de energia fora da França. A unidade, batizada como Hélio Boulouparis 2, é a segunda etapa do maior programa solar instalado em New Caledonia, um território francês no Oceano Pacífico.
O parque solar conta com 58 mil painéis e capacidade para 16 MW-pico, o que pode atender até 21 mil residências no território.
A planta contará também com um sistema de armazenamento de energia de íons de lítio (ESS) com uma capacidade de quase 10 MW. A Total estima que a combinação de um grande sistema fotovoltaico com um ESS permite contribuir para melhorar a qualidade e a confiabilidade da rede elétrica em benefício da população local.
[sc name=”adrotate”]
Total em projetos renováveis no Brasil
A Petrobras assinou em julho do ano passado memorando de entendimento com a Total e a Total Eren para estudar projetos em conjunto nos segmentos de energia solar e energia eólica onshore no Brasil. O acordo faz parte da estratégia das empresas de desenvolver negócios em energia renovável, visando a transição para uma matriz de baixo carbono.
Em junho do ano passado, a Total Eren – parceria entre as francesas Total e Eren – fechou a aquisição de 100% das usinas solares fotovoltaicas Dracena I, Dracena II e Dracena IV, todas operadas pela Cobra do Brasil e para serem instaladas na cidade de Dracena, no interior do estado de São Paulo. Cada usina tem capacidade instalada prevista para 30 MW.
[sc name=”news-transicao”]