Petrobras quer venda adicional de ações da BR Distribuidora em 2020

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, nega interferência do governo na estatal - Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, nega interferência do governo na estatal - Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que estuda vender mais um percentual da BR Distribuidora em 2020. Afirmou ter em mente “uma nova operação de venda em mercado de capitais no ano que vem para reduzir ainda mais nossa participação”.

Este ano, a Petrobras pulverizou sua participação na BR Distribuidora, passando a ser uma sócia minoritária na empresa.

“No Brasil hoje não existe mais nenhuma distribuidora de combustíveis estatal”, afirmou durante palestra na Fundação Getulio Vargas, no Rio.

“Ontem anunciamos o lance vencedor na venda da Liquigás e 100% passará ao setor privado, então não teremos mais nenhuma estatal na distribuição de gás”, disse. A Liquigás é a subsidiária da Petrobras que distribui GLP.

A companhia, por meio da Gaspetro, detém participação em diversas distribuidoras de gás natural canalizado, mas também tem planos de se desfazer dessas posições.

O executivo também fez uma previsão sobre a abertura dos mercados de refino e de gás com venda de ativos da Petrobras. Segundo ele, em dois anos, no máximo, vamos ter uma nova indústria de refino no Brasil, com mais competidores e também uma nova indústria de gás.

“Nosso objetivo estratégico é produzir gás e comercializar. Nada mais nos interessa na indústria de gás”, disse.

[sc name=”OTCBrasilStudio”]