Para Equinor, por mais que a abertura do mercado de gás no Brasil anda leve alguns anos, as alterações regulatórias em curso são positivas. A presidente da companhia no Brasil, Margareth Ovrum, afirmou à epbr que o Brasil segue hoje o exemplo da transformação do setor que ocorreu na Noruega, país de origem da companhia.
“Para a abertura do mercado, você precisa garantir o acesso à infraestrutura (de transporte do gás) e o acesso aos clientes”, disse.
“Nós estivemos na mesma situação muitos anos atrás na Noruega, onde a Equinor era detentora da infraestrutura. É muito similar e levou muitos anos. Não sei quantos anos levará aqui, mas não acontece da noite para o dia”, afirmou.
[sc name=”adrotate”]
A executiva citou o memorando de entendimento recém-firmado com a Petrobras para projetos de geração térmica como um exemplo das possibilidades que o cenário atual da produção de gás permite. Para ela, hoje “é uma necessidade ter uma abordagem colaborativa”.
De acordo com o memorando, as empresas estudam projetos de geração térmica a gás em conjunto, bem como a viabilidade sobre ativos de processamento e escoamento de gás nas áreas do Terminal de Cabiúnas (TECAB), em Macaé, e do Comperj, em Itaboraí. A Petrobras estima que os dois locais têm potencial para se tornarem relevantes polos de gás natural nos próximos anos.
Ovrum participou nesta quarta (30) de um painel na OTC Brasil 2019, onde afirmou que o Brasil vive um momento muito positivo com a mobilização do governo e do regulador para a abertura do mercado de gás e com a promoção de reformas como a previdenciária, mas criticou o complexo sistema tributário nacional. Para ela, seria muito positivo se houvesse no país uma simplificação tributária.
A epbr conversou com vice-presidente global de Supply Chain da Equinor, Mauro Andrade, no OTC Brasil Studio. O podcast completo será publicado na quinta (31).
#OTCBrasilStudio: Reforma do mercado de #gasnatural no Brasil tem alinhamento com boas praticas internacionais, afirma Mauro Andrade, da Equinor
Empresa tem projetos com grande potencial de produção de gás natural.
Ouça completo amanhã em https://t.co/ULIiZpEtyo#epbr #podcast pic.twitter.com/QJf3U62OIx— epbr (@epbr) October 30, 2019
Escute todos os podcasts do OTC Brasil Studio
[sc name=”newsletter”]