A Petrobras informou nesta segunda-feira um vazamento de 941 litros de petróleo em um oleoduto da plataforma P-25, no campo de Albacora, na região norte da Bacia de Campos, a cerca de 110 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a empresa, o volume do vazamento foi estimado por sobrevoos realizados na região.
A operação do oleoduto e a produção da P-25 foram paralisadas, o que – segundo a empresa, interrompeu o vazamento. “A companhia prontamente enviou embarcações para o local, com o objetivo de dispersar a mancha de óleo. Os órgãos reguladores foram informados do incidente”, informou a Petrobras em nota à imprensa.
[sc name=”newsform”]
No começo do mês, a Petrobras confirmou que o óleo que atingiu praias da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, veio das suas operações. De acordo com o Ibama, que falou por meio do Ministério do Meio Ambiente, o óleo foi avistado nas praias de Saco do Cherne, Prainha, Praia dos Anjos e nas prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ). Também foi constatada contaminação na Praia das Conchas, em Cabo Frio (RJ).
A petroleira não informou, contudo, de qual campo e nem qual plataforma vazou o óleo que chegou ao litoral.
Em fevereiro, a Petrobras informou um vazamento de 1182 barris de petróleo com o rompimento de um mangote no navio-plataforma P-58, instalado no Parque das Baleias, na parte capixaba da Bacia de Campos. O vazamento aconteceu a 80 km da costa do litoral do estado do Espírito Santo. De acordo com a empresa, não há vítimas nem impacto para a operação.