O governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou que enviará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. O governador também vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para que o estado possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos.
“A ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população”, afirmou o governador.
O Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Copel. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Cada eletroposto tem 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.
As estações serão todas de carga rápida e gratuita: leva entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga. A Copel investiu R$ 5,5 milhões no projeto.